DA TEORIA À PRÁTICA? EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DIRECIONADA AO DESTINO TURÍSTICO DELTA DO PARNAÍBA, ILHA GRANDE (PI)

Autores

  • Jéssica Alves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda Mirely C. S. Tome Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Edvania Gomes de Assis Silva Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.31668/whh4k443

Palavras-chave:

Educação formal, Meio ambiente, Água

Resumo

Diante da crescente degradação ambiental e do uso insustentável dos recursos naturais, a Educação Ambiental (EA) configura-se como estratégia essencial para promover a conscientização crítica e a preservação dos ecossistemas. Inserida no ambiente escolar, a EA favorece o uso sustentável dos recursos e a valorização do território. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores sobre as práticas de EA em escolas públicas de Ilha Grande-PI, com foco na compreensão conceitual, valorização socioambiental, abordagens utilizadas e desafios enfrentados na implementação da EA no contexto do Delta do Parnaíba, importante destino turístico da região. A pesquisa foi realizada em oito escolas do ensino fundamental, com a participação de 20 professores, utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados evidenciam que, embora a EA seja considerada fundamental, sua aplicação ainda enfrenta dificuldades, como escassez de recursos didáticos, apoio financeiro insuficiente e ações pedagógicas desarticuladas. Além disso, observou-se o desconhecimento dos alunos sobre a importância ambiental, cultural e turística do Delta, revelando um distanciamento entre escola e território. Conclui-se que é necessário fortalecer a formação continuada dos docentes e desenvolver materiais pedagógicos contextualizados, consolidando a EA como prática integrada para a valorização do Delta e a sustentabilidade regional. 

 

Biografia do Autor

  • Jéssica Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Turismo - PPGTUR/UFRN

    Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/ UFPI

    Bacharel em Turismo - IFDPar

  • Amanda Mirely C. S. Tome, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda e Mestre em Turismo - PPGTUR /UFRN

    Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido- IFRN

    Bacharel em Turismo - UFRN

  • Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Agronomia - UNESP

    Mestre em Agronomia - USP

    Engenheiro Agronômo - USP

  • Edvania Gomes de Assis Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    Doutora em Geografia - UFPE

    Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB

    Bacharel em Geografia - UFPB

Publicado

2025-12-12