DA TEORIA À PRÁTICA? EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DIRECIONADA AO DESTINO TURÍSTICO DELTA DO PARNAÍBA, ILHA GRANDE (PI)
DOI:
https://doi.org/10.31668/whh4k443Palavras-chave:
Educação formal, Meio ambiente, ÁguaResumo
Diante da crescente degradação ambiental e do uso insustentável dos recursos naturais, a Educação Ambiental (EA) configura-se como estratégia essencial para promover a conscientização crítica e a preservação dos ecossistemas. Inserida no ambiente escolar, a EA favorece o uso sustentável dos recursos e a valorização do território. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores sobre as práticas de EA em escolas públicas de Ilha Grande-PI, com foco na compreensão conceitual, valorização socioambiental, abordagens utilizadas e desafios enfrentados na implementação da EA no contexto do Delta do Parnaíba, importante destino turístico da região. A pesquisa foi realizada em oito escolas do ensino fundamental, com a participação de 20 professores, utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados evidenciam que, embora a EA seja considerada fundamental, sua aplicação ainda enfrenta dificuldades, como escassez de recursos didáticos, apoio financeiro insuficiente e ações pedagógicas desarticuladas. Além disso, observou-se o desconhecimento dos alunos sobre a importância ambiental, cultural e turística do Delta, revelando um distanciamento entre escola e território. Conclui-se que é necessário fortalecer a formação continuada dos docentes e desenvolver materiais pedagógicos contextualizados, consolidando a EA como prática integrada para a valorização do Delta e a sustentabilidade regional.
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