VIVEIROS DE MUDAS MUNICIPAL:

CRIANDO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADOS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAÚ (RN)

Autores

  • Francisca Wigna da Silva Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josiel de Alencar Guedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Márcia Regina Farias da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31668/7qth5f82

Palavras-chave:

Arborização; Gestão Ambiental; Planejamento Urbano.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o viveiro de mudas municipal como espaço de educação ambiental integrado ao planejamento e a gestão ambiental em Itaú, Rio Grande do Norte (RN). Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa descritiva e os dados catalogados e descritos por meio de gráficos e figuras. Verificou-se que, o viveiro possibilitou um local para trabalhar a educação ambiental de forma prática por meio das habilidades e aplicação dos conceitos pelos estudantes. Constatou-se também que um lugar que poderia ser somente para disponibilização de mudas e plantio destas, quando trabalhado de forma articulada e participativa possibilita ser um projeto guarda-chuva para apoia uma diversidade de projetos que integram educação, meio ambiente e saúde. Observou-se a importância do Comitê Municipal de Meio Ambiente para articular as ações e integrá-las de forma a unir e aplicar ações contínuas e ramificar não somente em um espaço, mas criar e incluir em diversas outras escolas municipais. Conclui-se, portanto, que projetos como a criação de viveiros de mudas nos municípios, são além de ações de educação ambiental, mas necessárias para abordar temas como a vivência da emergência climática e abordar uma diversidade de temas essenciais para o atual momento.

Biografia do Autor

  • Francisca Wigna da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Campus Pau dos Ferros (2016). Especialização em Mídias na Educação - UERN/Campus Central (2019). Mestrado em Ciências Naturais - PPGCN/UERN (2018). Técnico em Agronegócio - FAERN/SENAR (2019). Atualmente é doutoranda em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN). Atuou como professor provisório no Departamento de Geografia -UERN/ CAMEAM/DGE (2018) e como professora na Secretaria Municipal de Educação de Itaú, RN (2019).É membro do grupo de pesquisa Ambiente e Sociedade (UERN/Campus Assú), do Laboratório Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Territórios - LISAT e trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Itaú, RN. As pesquisas são direcionadas aos seguintes temas: recursos hídricos e políticas públicas

  • Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central. Minhas pesquisas e ensino estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia.

  • Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2009). Pós-Doutorado em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuando junto ao Departamento de Gestão Ambiental e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) - PPGEO/UERN. Possui experiência nas áreas de Geografia e Ecologia, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, Ecologia Aplicada e Humana, Sociedade e Ambiente, Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Planejamento Ambiental. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental, do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais - NESAT e do Grupo de Estudos em Ecologia Humana da Universidade de São Paulo - USP. Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aplicada do DGA/UERN. Coordenadora da Coleção Futuro Sustentável pela Editora da Livraria da Física (SP). Sub-Chefe do Departamento Gestão Ambiental.

Publicado

2025-12-12