VIVEIROS DE MUDAS MUNICIPAL:
CRIANDO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADOS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAÚ (RN)
DOI:
https://doi.org/10.31668/7qth5f82Palavras-chave:
Arborização; Gestão Ambiental; Planejamento Urbano.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o viveiro de mudas municipal como espaço de educação ambiental integrado ao planejamento e a gestão ambiental em Itaú, Rio Grande do Norte (RN). Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa descritiva e os dados catalogados e descritos por meio de gráficos e figuras. Verificou-se que, o viveiro possibilitou um local para trabalhar a educação ambiental de forma prática por meio das habilidades e aplicação dos conceitos pelos estudantes. Constatou-se também que um lugar que poderia ser somente para disponibilização de mudas e plantio destas, quando trabalhado de forma articulada e participativa possibilita ser um projeto guarda-chuva para apoia uma diversidade de projetos que integram educação, meio ambiente e saúde. Observou-se a importância do Comitê Municipal de Meio Ambiente para articular as ações e integrá-las de forma a unir e aplicar ações contínuas e ramificar não somente em um espaço, mas criar e incluir em diversas outras escolas municipais. Conclui-se, portanto, que projetos como a criação de viveiros de mudas nos municípios, são além de ações de educação ambiental, mas necessárias para abordar temas como a vivência da emergência climática e abordar uma diversidade de temas essenciais para o atual momento.
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