ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INDUTORES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.31668/jx2qjz65Palavras-chave:
Conservação; Preservação; Turismo.Resumo
O ecoturismo é uma forma de turismo sustentável que surge no Brasil ligado à educação ambiental. O objetivo deste artigo é identificar possibilidades do ecoturismo e da educação ambiental contribuírem na promoção do desenvolvimento sustentável dos lugares. Realizou-se pesquisa qualitativa com consulta em artigos nacionais e internacionais com e sem pesquisas empíricas. Confrontaram-se as experiências estudadas com as dimensões do desenvolvimento sustentável. Os resultados ratificam possibilidades do ecoturismo e da educação ambiental contribuírem no desenvolvimento sustentável dos lugares, como a sensibilização de pessoas sobre o respeito ao ambiente, aumento da qualidade ambiental dos lugares e reflorestamento de mangues. Destacaram-se o ecoturismo comunitário com a constituição de empresas sociais e o ecoturismo desenvolvido para gerar renda para a proteção da floresta. Outras atividades foram a ocupação laboral e os ganhos com a produção e comércio de alimentos, artesanato e serviços turísticos. Concluiu-se que os casos estudados possuem diferentes desempenhos por dimensão do desenvolvimento sustentável. Ressalta se a necessidade de monitorar os projetos de ecoturismo e mensurar os desdobramentos das ações realizadas na busca de resultados significativos em todas as dimensões.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

