IMPACTOS SÓCIO-ESPACIAIS DA INSTALAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EÓLICOS NO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL (RN)

Autores

  • Luana Dantas Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fábio Ricardo Silva Beserra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31668/k7j1my50

Palavras-chave:

Energia renovável; Descarbonização; Justiça energética.

Resumo

A energia eólica configura-se como uma das principais fontes adotadas no processo de transição energética e na mitigação das mudanças climáticas, considerada uma fonte de energia limpa, sua rápida expansão tem provocado impactos significativos nos municípios que abrigam os parques eólicos. No Brasil, a energia eólica ocupa a posição de segunda maior na matriz energética, com uma produção concentrada predominantemente na região Nordeste, em especial no estado do Rio Grande do Norte, que se destaca como um dos maiores produtores. O município de Serra do Mel destaca-se como líder na geração eólica no Estado. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é analisar os impactos sócio-espaciais a partir da instalação e operação dos empreendimentos eólicos no município de Serra do Mel. A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, sendo classificada como descritiva. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas e grupo focal. Os resultados indicam que, sob os aspectos social e econômico, alguns proprietários de terras manifestam insatisfação com as cláusulas contratuais e com os valores atualmente recebidos, o que tem gerado conflitos. Em contrapartida, outros se mostram satisfeitos com a renda obtida e com a geração de empregos, ainda que temporários. No âmbito ambiental, os principais impactos relatados incluem o ruído gerado pelos aerogeradores e o desmatamento.

Biografia do Autor

  • Luana Dantas Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2024). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente pesquisa sobre Energias Renováveis, Ecologia Política e Geografia Econômica. 

  • Fábio Ricardo Silva Beserra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado (2007) e doutorado (2017) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Campus Mossoró) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UERN. É membro do Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas (LECAP) e do Observatório da Energia Eólica. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Política e Ecologia Política.

Publicado

2025-12-12