IMPACTOS SÓCIO-ESPACIAIS DA INSTALAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EÓLICOS NO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL (RN)
DOI:
https://doi.org/10.31668/k7j1my50Palavras-chave:
Energia renovável; Descarbonização; Justiça energética.Resumo
A energia eólica configura-se como uma das principais fontes adotadas no processo de transição energética e na mitigação das mudanças climáticas, considerada uma fonte de energia limpa, sua rápida expansão tem provocado impactos significativos nos municípios que abrigam os parques eólicos. No Brasil, a energia eólica ocupa a posição de segunda maior na matriz energética, com uma produção concentrada predominantemente na região Nordeste, em especial no estado do Rio Grande do Norte, que se destaca como um dos maiores produtores. O município de Serra do Mel destaca-se como líder na geração eólica no Estado. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é analisar os impactos sócio-espaciais a partir da instalação e operação dos empreendimentos eólicos no município de Serra do Mel. A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, sendo classificada como descritiva. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas e grupo focal. Os resultados indicam que, sob os aspectos social e econômico, alguns proprietários de terras manifestam insatisfação com as cláusulas contratuais e com os valores atualmente recebidos, o que tem gerado conflitos. Em contrapartida, outros se mostram satisfeitos com a renda obtida e com a geração de empregos, ainda que temporários. No âmbito ambiental, os principais impactos relatados incluem o ruído gerado pelos aerogeradores e o desmatamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

