EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL:
PROPOSIÇÕES E ANÁLISES A PARTIR DO MACIÇO GERICINÓ-MENDANHA/RJ
DOI:
https://doi.org/10.31668/sbzkba82Palavras-chave:
Educação Ambiental; Unidades de Conservação, Desenvolvimento territorialResumo
Educação Ambiental (EA), no contexto das Unidades de Conservação (UC), representa um instrumento de uso público essencial para a manutenção da biodiversidade nesses territórios. Nesta direção, o presente artigo é um dos frutos da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, financiado pela FAPERJ. O objetivo aqui é apresentar e analisar metodologias de EA que podem ser desenvolvidas com comunidades que residem no entorno das UC do Maciço Gericinó-Mendanha/RJ. A metodologia consiste em aprofundamento teórico acerca da temática, trabalhos de campo, observação in lócus, aplicação de questionários, desenvolvimento de atividades pautadas na EA de base comunitária com moradores dos entornos das UC do território em questão. Os resultados preliminares têm se mostrado positivos, e tem-se observado o desejo das comunidades em conhecer mais e participar das atividades desenvolvidas pela gestão das UC, buscando melhoria socioambiental para o território, bem como o desenvolvimento de outras pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

