METODOLOGIA DE MAPEAMENTO DE USO E COBERTURA EM ÁREAS ÚMIDAS:
CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA UTILIZANDO ÍNDICES EM IMAGENS LANDSAT PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS SENSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/87bp9p97Palavras-chave:
Território, Satélite, VegetaçãoResumo
A paisagem sempre sofreu transformações nos seus aspectos estruturais, funcionais, dinâmicos e integrativos, devido processos físicos-naturais e biológicos, que, juntam-se a intensificações oriundas das ações antrópicas, dessa forma, os procedimentos metodológicos de mapeamento dos fenômenos de transição de uso e cobertura da terra, tornam-se importantes, enquanto instrumentos de desenvolvimento de estratégias para gestão territorial. O estudo objetiva apresentar uma metodologia de mapeamento de uso e cobertura da terra em paisagens contextualizadas em regiões úmidas, por meio do empilhamento de índices em uma composição RGB, por meio de imagens orbitais da série de satélites LANDSAT. Por meio de SIG, fez-se a análise de classificação automática nas matrizes dos índices NDVI, NDWI e NDBI. Os resultados demonstram, que tal metodologia, possui aspectos positivos, referentes ao melhoramento da coleta de amostras para a classificação automática de composições RGB. Os resultados também apresentam aspectos a serem aprimorados, sobretudo a precisão da detecção e diferenciação de manchas urbanas em áreas densamente edificadas com coberturas arenosas densas. Os resultados apresentaram intensas transformações no uso e cobertura da área de estudo. Tais resultados, possuem um grande potencial para contribuições frente aos desafios da gestão territorial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

