EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A CIDADANIA PLANETÁRIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPALIZADA JACERUBA EM NOVA IGUAÇU/RJ
DOI:
https://doi.org/10.31668/tkb31m58Palavras-chave:
Educação Geográfica; Educação Ambiental; CidadaniaResumo
A educação ambiental e o ensino de geografia estão interligados, compartilhando intenções de promover a conscientização, compreensão e ação em relação aos desafios ambientais e à busca por um modo de vida sustentável. O objetivo geral da pesquisa é analisar o papel da educação ambiental crítica e da cidadania planetária como possibilidades de trabalho do ensino de geografia na Escola Municipalizada Jaceruba em Nova Iguaçu/RJ. A metodologia utilizada na pesquisa, para seu desenvolvimento parte do referencial teórico de pesquisas em educação ambiental pelo viés crítico, tangenciando a discussão da cidadania planetária por meio da educação ambiental crítica no ensino de geografia. A pesquisa conseguiu integrar diferentes sujeitos e espaços para o desenvolvimento de ações que visam a educação para a sustentabilidade. Destaca-se a importância da educação ambiental crítica no ensino de geografia, pois procura estimular o pensamento crítico sobre o consumo dos recursos naturais, repensar as relações da sociedade com o meio ambiente, propiciar ações educativas mais inclusivas e equitativas, além de promover oportunidades de aprendizagens que possam transformar alunos e sua comunidade.
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