PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO VIA PLATAFORMAS DIGITAIS:

PERCEPÇÕES SOBRE OS PARQUES ESTADUAIS DE MINAS GERAIS ANTES DA CONCESSÃO DE USO PÚBLICO

Autores

  • Gisele Rodrigues Frois de Souza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Matheus José Mendes Bernardes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Junia Lucio de Castro Borges Universidade Federal do Maranhão
  • Solano de Souza Braga Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.31668/jq79f958

Palavras-chave:

Planejamento Turístico; Unidades de Conservação; Crowdsourcing; Percepção do Visitante; Governança Territorial

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos comentários deixados pelos visitantes dos Parques Estaduais do Ibitipoca e do Itacolomi na plataforma TripAdvisor. A pesquisa busca compreender como essas avaliações refletem as percepções dos turistas sobre a infraestrutura e os serviços disponíveis, além de identificar contribuições potenciais para a gestão e o planejamento da visitação. Os dados foram organizados em um corpus textual e as redes de conexão entre os vocábulos foram analisados com o apoio dos softwares livres IRaMuTeQ e Gephi, utilizando métodos de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude. Os resultados indicam que a maioria dos comentários possui um tom positivo e estão centrados principalmente na paisagem e na experiência vivenciada durante os passeios. Por outro lado, críticas relativas à estrutura e à recepção dos visitantes também emergem, oferecendo subsídios importantes para aprimoramentos na gestão dos destinos. O estudo evidencia a técnica do crowdsourcing e o potencial do uso de conteúdo gerado por usuários online como ferramenta de monitoramento da experiência turística e de apoio à tomada de decisão em áreas protegidas.

Biografia do Autor

  • Gisele Rodrigues Frois de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

    Mestranda em Turismo e Patrimônio - PPGTURPATRI (Programa de Pós Graduação em Turismo e Patrimônio ) - UFOP. É formada em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como Bolsista na Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas - UFOP. Foi Estagiária na Pousada Pouso dos Viajantes Eireli com atuação no setor de gerência administrativa. Participou do projeto de extensão Webinarios Inclusivos: Alteridades, Cultura e Cidadania. Técnica em Eletrotécnica pela instituição Centro Educacional Roberto Porto (CERP). Especialização em Instalações de Sistemas Hidros e Sanitários - SENAI. Profissional do Turismo altamente motivada e flexível, com disponibilidade total para residir em diferentes lugares. Adaptável a novos ambientes e disposta a enfrentar desafios em qualquer localidade. Interesse na área de Turismo, Patrimônio Cultural e Eventos.

  • Matheus José Mendes Bernardes, Universidade Federal de Ouro Preto

    Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atualmente cursa o programa de pós-graduação em Turismo e Patrimônio (PPGTURPATRI), com ênfase na linha de pesquisa em Patrimônio e Memória. Possui experiência em projetos e ações voltados à educação patrimonial e mediação cultural. É formado em fotografia e tem vivência em rádio, atuando no mercado com fotografia de ensaios e eventos, além de aplicar seus conhecimentos em oficinas audiovisuais com foco na sensibilização do patrimônio.

  • Junia Lucio de Castro Borges, Universidade Federal do Maranhão

    Dra. Junia Borges tem como propósito ser força para a transformação socioambiental. É professora adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão. Possui doutorado em Urbanismo pela UFMG, Università degli Studi di Cagliari, e Università di Bologna, Itália. Sua formação também inclui mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais no departamento de Cartografia da UFMG, e especializações em Geoprocessamento, e em Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Sua graduação é em Turismo.
    Junia tem atuado nas áreas de turismo, geotecnologias e meio ambiente, com ênfase em temas como: Destinos Turísticos Inteligentes, Ciência Cidadã, Participação, Geodesign, Mídia Sociais, Big Data, Planejamento Turístico, Planejamento Urbano, Associações Comunitárias, Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Capacidade de Carga Turística. Além disso, ela é líder do grupo de pesquisa Paisagem e Turismo (UFMA/CNPQ). Atualmente coordena os projetos: “Gestão Participativa e Planejamento do Turismo no Baixo Parnaíba Maranhense”, apoiado pela UFMA; e “A Concessão do Uso Público para Exploração das Atividades Turísticas nos Parques Estaduais do Ibitipoca e do Itacolomi” apoiado pela Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais

  • Solano de Souza Braga, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professor no curso de bacharelado turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com regime de trabalho em D.E. professor permanente do mestrado em Turismo e Patrimônio do PPGTURPATRI/UFOP. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/Universidade Federal do Piauí (2021), Mestre em Geografia - Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais - IGC/UFMG (2011); Licenciatura em Geografia - UNIVERSO (2014); Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), Bacharelado em Turismo - IGC/UFMG (2006). Experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, planejamento, levantamento e monitoramento da oferta e demanda turística, estudos de impacto ambiental, ecoturismo, análise ambiental e docência em turismo e geografia. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo Integrado de Pesquisas sobre a Serra do Espinhaço (GIPE) - UFMG / UFVJM, NATUR - Turismo, Patrimônio e Natureza - UFOP e do Núcleo de Pesquisa Coletivo Nordestino de Atenção ao Tempo Livre e Lazer (CONTEMPLAR) - UFDPar.

Publicado

2025-12-12