EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ABORDAGEM GAMIFICADA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS

Autores

  • Heleny Noronha David Universidade Federal do Ceará
  • Valéria Silva Almeida Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza - CE

DOI:

https://doi.org/10.31668/5ke0fk15

Palavras-chave:

Gamificação no ensino; Educação ambiental; Protagonismo estudantil.

Resumo

Este relato apresenta uma experiência pedagógica gamificada desenvolvida em uma escola de ensino básico, com foco no tema "Mudanças Climáticas", como parte de uma iniciativa educacional voltada para a promoção da consciência ambiental e do protagonismo estudantil. Os alunos participaram de aulas introdutórias e discussões sobre o tema, seguidas por orientações para realizar pesquisas e organizar uma exposição. Durante o evento, foram apresentados materiais como maquetes e cartazes, além de atividades interativas, como um jogo de tabuleiro temático, que envolveram os visitantes da escola e da comunidade de forma dinâmica e educativa. A avaliação da iniciativa revelou um aumento significativo no conhecimento dos participantes, que elogiaram a organização e a relevância do tema abordado. Um destaque especial foi o mural interativo, onde os visitantes deixaram mensagens de esperança e sugestões de ações contra as mudanças climáticas, evidenciando o impacto positivo da atividade. A experiência demonstra que feiras de ciências, quando integradas a abordagens gamificadas, constituem ferramentas valiosas para promover o pensamento crítico, o engajamento e uma educação científica mais dinâmica e transformadora.

Biografia do Autor

  • Valéria Silva Almeida, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza - CE

    Possui Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (Universidade Estadual do Ceará – UECE, 2020) e Graduação em Geografia – Licenciatura (UECE, 2017). Atualmente é professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Ambiental.

Publicado

2025-12-12