RECIFES DA AMAZÔNIA:
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE MACAPÁ – AMAPÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31668/htv0km82Palavras-chave:
Cultura Oceânica, Costa Amazônica, Educação ambientalResumo
As crianças e adolescentes possuem percepções diferentes dos adultos sobre distintas questões. O processo de leitura de mundo e o ambiente escolar promove mudanças significativas em seus comportamentos, proporcionando criticidade ao se tratar de assuntos voltados ao meio ambiente. O objetivo deste estudo é analisar a percepção de crianças e adolescentes sobre os recifes da Amazônia. Foram entrevistados 71 alunos do 6º ao 9º ano dos anos Finais, com idade entre 10 e 15 anos. Os resultados apontaram que a maioria desconhece a existência do ecossistema, mas compreende sua importância e que ações antrópicas podem prejudicar quem depende deste ambiente para sua subsistência. Mais da metade dos participantes sabiam do interesse em exploração do petróleo na costa do Amapá e compreenderam os riscos que tal atividade pode gerar. Contudo, também foram capazes de identificar os potenciais benefícios econômicos que a exploração de petróleo pode trazer para o Amapá. Através das percepções de crianças e adolescentes, norteia-se caminhos para promoção de campanhas educativas e o exercício do senso crítico, além do desenvolvimento de posturas conscientes na tomada de decisões voltadas ao âmbito socioambiental e na promoção da cultura oceânica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

