PERSPECTIVAS PARA O PROJETO GEOPARQUE RAÍZES DE PEDRA, NO RIO GRANDE DO SUL:
UMA ANÁLISE A PARTIR DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.31668/hxd7m042Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Geoparques, Nível de Desenvolvimento SustentávelResumo
Localizado na região Centro-Ocidental do Rio Grande do Sul, o Projeto Geoparque Raízes de Pedra é uma iniciativa integrada, que busca a preservação do meio ambiente, a valorização histórico-cultural e o desenvolvimento socioeconômico. Nessa realidade, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos oito municípios que compõem o Geoparque, identificando desafios e potencialidades para a região. Para tanto, a metodologia adotada foi a quali-quantitativa, perpassando as etapas de coleta de dados em diferentes plataformas que apresentam os índices dos ODS. Os resultados evidenciam desafios significativos para a gestão do território. Há uma discrepância no cumprimento dos ODS entre os municípios. Enquanto Santiago apresenta um nível de desenvolvimento médio, os demais se encontram no nível de desenvolvimento baixo. A criação do Geoparque é um passo importante na efetivação de ações para a sustentabilidade e a continuidade desse projeto atravessa o desenvolvimento de políticas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

