UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.31668/nbefpb87Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise teórica acerca dos impactos da obrigatoriedade do ensino da Educação Ambiental na concretização das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes da educação básica, considerando a inserção da transversalidade dessa temática nos currículos escolares. Para tanto, foram examinados os principais marcos regulatórios que normatizam a Educação Ambiental no Brasil, bem como as práticas pedagógicas emergentes desse contexto histórico de consolidação do Campo Social da Educação Ambiental. A investigação abarcou a análise de projetos educacionais, tais como aqueles vinculados à iniciativa Criativos da Escola, Feiras Científicas no estado de Mato Grosso do Sul, e uma proposta curricular estruturada com base nos princípios da Agroecologia. Esses elementos ilustram como a obrigatoriedade da Educação Ambiental tem sido operacionalizada no cotidiano escolar, refletindo distintas macrotendências político-pedagógicas, a saber: a conservacionista, a pragmática e a crítica, evidenciando as complexidades e desafios inerentes à sua implementação na prática docente.
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