ENCONTRO, PERTENCIMENTO E ACESSO:
OS PORÉNS DO ENSINO REMOTO E SEU LEGADO PARA O PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.31668/472ycs31Palavras-chave:
Ambiente Virtual, Pedagogia do encontro, Tecnologias digitaisResumo
Este artigo visa discorrer sobre questões relativas à pedagogia do encontro, a noção de pertencimento e aos acessos ao ambiente remoto de ensino no âmbito universitário, mediante o contexto advindo com a pandemia do COVID-19. O uso de plataformas digitais fez-se necessário durante o período emergencial, porém foi continuado e intensificado após o fim deste estágio. Contemporaneamente, esta realidade é presente no cenário universitário brasileiro e apresenta certos poréns que foram explorados nos três eixos de discussão: encontro, pertencimento e acesso. Por meio de uma leitura crítica e analítica da bibliografia utilizada, estabeleceu-se uma relação entre a falta da pedagogia do encontro, a ausência da noção de pertencimento e os problemas de acesso ao ambiente virtual, a fim de discorrer sobre práticas didático pedagógicas que possam remediar as necessidades expostas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

