ENCONTRO, PERTENCIMENTO E ACESSO:

OS PORÉNS DO ENSINO REMOTO E SEU LEGADO PARA O PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Renan Duarte Specian IAU.USP
  • Mariana Queiroz Fornari IAU.USP
  • Guilherme Alves de Souza IAU.USP

DOI:

https://doi.org/10.31668/472ycs31

Palavras-chave:

Ambiente Virtual, Pedagogia do encontro, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo visa discorrer sobre questões relativas à pedagogia do encontro, a noção de pertencimento e aos acessos ao ambiente remoto de ensino no âmbito universitário, mediante o contexto advindo com a pandemia do COVID-19. O uso de plataformas digitais fez-se necessário durante o período emergencial, porém foi continuado e intensificado após o fim deste estágio. Contemporaneamente, esta realidade é presente no cenário universitário brasileiro e apresenta certos poréns que foram explorados nos três eixos de discussão: encontro, pertencimento e acesso. Por meio de uma leitura crítica e analítica da bibliografia utilizada, estabeleceu-se uma relação entre a falta da pedagogia do encontro, a ausência da noção de pertencimento e os problemas de acesso ao ambiente virtual, a fim de discorrer sobre práticas didático pedagógicas que possam remediar as necessidades expostas.

Biografia do Autor

  • Renan Duarte Specian, IAU.USP

    Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) onde pesquisa sobre pré-fabricação e indústria da construção. Membro do grupo de pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (Habis). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Socias e Aplicadas - Câmpus Goiás (2024), onde realizou iniciação científica e participou de projetos de extensão voltados para a discussão do urbanismo e da arquitetura efêmera. Pesquisou para o desenvolvimento de seu TCC, a aplicação de tecnologias construtivas aliadas ao pensamento crítico sobre moradia estudantil para a Cidade de Goiás.

  • Mariana Queiroz Fornari, IAU.USP

    Mestranda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) na área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo na linha Arte, Cultura e Cidade. Pesquisadora do grupo NEC - Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do IAU-USP (https://www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/nec/) e do grupo GMP - Museu/Patrimônio USP do IAU-USP e FAU-USP (https://www.museupatrimonio.fau.usp.br/). Pós-graduada em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2024). Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2022). Áreas de interesse: Patrimônio Cultural, Patrimônio Industrial, Arte, Cultura, Museus e Memória.

  • Guilherme Alves de Souza, IAU.USP

    Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo e mestrando pela mesma instituição. Desenvolveu durante a graduação no Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU.USP), atividades de monitoria para diversas disciplinas em ensino superior, e integrou projetos de extensão no âmbito da Universidade de São Paulo em São Carlos. Participou como bolsista PUB.USP do projeto de extensão "Cidade que Educa", atuante no bairro Vila São José em São Carlos - SP, articulando atores da sociedade civil e agentes urbanos diversos no desenvolvimento de ações de urbanismo tático com ênfase em educação permanente e direito à cidade. Hoje desenvolve pesquisa sobre urbanismo tático e educação nas cidades junto ao NEC.IAU.USP - Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas.

Publicado

2025-11-14