AÇÕES DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CERVICAL DURANTE O PROJETO RONDON
Palavras-chave:
Universidade, Integração comunitária, ExtensãoResumo
O câncer cervical é um grave problema de saúde pública e ações como o Projeto Rondon possibilita intervir em problemas como esse em municípios com baixo acesso a ações de prevenção e rastreamento. Objetivo: Relatar a experiência de uma ação de prevenção e rastreamento do câncer de colo de útero, realizada pela Universidade de Rio Verde (UniRV) durante a participação no Projeto Rondon em 2023. Metodologia: O estudo se enquadra como um relato de experiência descritivo. As atividades foram realizadas no município de Cabeceira Grande – MG e no distrito de Palmital de Minas. A atividade foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro destinado a educação em saúde por meio da apresentação de temáticas relacionadas ao câncer de colo de útero, e o segundo momento foi realizada a ação de prevenção, por meio da coleta do exame Papanicolau. Resultados e Discussão: A oficina para prevenção de colo de útero totalizou 57 mulheres. Foram realizadas 40 coletas de exame Papanicolau. Os resultados demonstraram a importância da educação em saúde para conscientizar as mulheres sobre o autocuidado e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, a realização do exame possibilitou o acesso a esse serviço até então não disponibilizado para a população. Conclusão: a abordagem extensionista do Projeto Rondon possibilitou um impacto social significativo, contribuindo para a construção de cidadãos mais conscientes e sensíveis à realidade do próximo. A continuidade dessas práticas é fundamental para alcançar toda a população e promover a transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).