DO CHÃO DA MINHA PORTEIRA:
alteridades da Escola do Campo Fábio Rodrigues Barbosa - Costa Rica/MS
Palavras-chave:
Mobilidade; Estudante; Ensino; Aprendizagem; Cidadania.Resumo
As políticas neoliberais adentraram o espaço rural, territorializando uma nova configuração socioespacial no campo desencadeando dentre outros fatores a redução do índice populacional residente neste espaço e o fechamento de instituições escolares pelo poder público. A partir do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, o presente trabalho buscou analisar o cotidiano trilhado pelo aluno do campo na Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, situada na área urbana do Município de Costa Rica - MS, contribuindo com as discussões sobre a realidade dos estudantes do espaço rural. A percepção dos atores sociais em relação a experiência vivida transcorreu através de representação no mapa mental, espaço de diálogo reflexivo e síntese dialógica. Os resultados apontam que a imersão temática realizada, promoveu a disseminação do conhecimento sobre o campo, suas particularidades vividas, aos atores sociais, percebendo com outro olhar as ações materializadas no espaço, evidenciando valores, a participação e cidadania.
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