AS GEOFOTOGRAFIAS COMO NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS TERRITORIAIS DO TRABALHADOR MIGRANTE NORDESTINO
Palavras-chave:
Agricultura; Migração; Território; Trabalho.Resumo
Se objetivou com esse estudo, utilizar geofotografias para retratar as histórias de trabalhadores e trabalhadoras migrantes nordestinos que ao exercerem a atividade laboral, produzem a sua vida na cidade de Rio Verde, Goiás. Esses registros feitos pelos próprios sujeitos da pesquisa, possibilitaram verificar que existe um imbricado processo de reprodução da ideologia local a partir da manutenção do discurso hegemônico de cidade das oportunidades. Nisso, as geofotografias serviram para desnublar algumas das trajetórias territoriais e as dimensões econômicas, políticas e culturais enquanto expressões do engendramento do sujeito social ao longo do processo de territorialização em um território árido à própria identidade que é o da agricultura capitalista monopolista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).