JOGO “A ILHA”:

uma forma dinâmica de se trabalhar as bases conceituais da Geografia em sala de aula

Autores

  • Joel Maciel Pereira Cordeiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

As bases conceituais da geografia envolvem o entendimento do espaço geográfico enquanto objeto de estudo desta ciência, assim como suas principais categorias de análises, as quais incluem paisagem, região, território, lugar, assim como natureza ou meio ambiente. Contudo, os trabalho destas bases conceituais de forma dinâmica e satisfatória nem sempre é possível de ser realizada em sala de aula na educação básica. Assim, é necessário o uso de diferentes recursos didáticos e abordagens metodológicas inovadoras para que se alcancem resultados mais satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo didático-pedagógico “A ilha” como recurso de ensino para se trabalhar diferentes conceitos geográficos de forma mais dinâmica e satisfatória em sala de aula. As bases metodológicas se configuram na pesquisa-ação, onde o professor-pesquisador parte de uma situação-problema e busca alternativas para superar os problemas encontrados. O jogo “A ilha” envolve estratégias entre os grupos de alunos, que precisarão usar os recursos naturais da ilha (água, rochas, árvores) para realizar construções (casas, plantações, pontes, cercas) e ganhar dinheiro. Com a escassez de recursos naturais, os grupos precisarão entrar em conflito uns contra os outros e conquistar territórios. O jogo permite trabalhar o conhecimento geográfico de forma prazerosa, dinâmica e descontraída, além de desenvolver habilidades através das estratégias criadas pelos alunos, a socialização e o trabalho em equipe, aproximando-os competitivamente e cooperativamente.

Publicado

2024-08-09 — Atualizado em 2024-08-13

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