SUJEITO E CORPO NA ARTE DOS QUADRINHOS:

UMA ANÁLISE DA GRAPHIC NOVEL MSP TINA, RESPEITO, DE FEFÊ TORQUATO

Autores

  • Bárbara Ninária Miranda Machado Menezes Universidade Estadual de Goiás
  • Fernanda Surubi Fernandes Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá

DOI:

https://doi.org/10.31668/52r4tg39

Palavras-chave:

Discurso; Assédio; Fefê Torquato.

Resumo

Ler histórias em quadrinhos é compreender que há uma diversidade de produções que abordam diferentes temáticas abarcando todos os leitores possíveis. Entre essas temáticas, também pode-se discutir problemas sociais que envolvem principalmente as mulheres. A graphic novel Tina, Respeito de Fefê Torquato aborda sobre o assédio que acontece com as mulheres no dia a dia, especialmente no trabalho. Diante disso, analisamos como sujeito e corpo se constituem no quadrinho na relação com a violência contra as mulheres. Para tanto, baseamos nos estudos da Análise de Discurso, mobilizando alguns conceitos como discurso, condições de produção, memória discursiva, corpo e sujeito. Assim, este estudo se estrutura apresentando primeiro a relação entre mulheres, discurso e corpo, depois abordando sobre as mulheres e os quadrinhos, para então analisar a produção de Fefê Torquato.

Biografia do Autor

  • Bárbara Ninária Miranda Machado Menezes, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciada em Letras-Português/Inglês (2018) pela Universidade Estadual de Goiás UEG – Unidade Iporá. Pós-graduada em Neurociência e Educação Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP), e em Letramento, Produção dos Sentidos e Escrita pela Universidade Estadual de Goiás – UEG/Iporá (2023). Atualmente, atua como professora particular de redação e ministra a disciplina de Língua Inglesa na rede pública e privada de Canarana-MT.

  • Fernanda Surubi Fernandes, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá

    Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Docente efetiva na Universidade Estadual de Goiás ­- UEG/Unidade Universitária de Iporá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: analise de discurso, registros, mulher, prostituição, cidade, leitura, escrita.

Publicado

2025-11-14