AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E DA TOXICIDADE DO EXTRATO AQUOSO DE FRUTO DE ACEROLA (MALPIGHIA EMARGINATA D. C.)

Autores

  • José Darlan Alves da Silva Universidade Federal do Delta do Parnaiba
  • Francisco Vitor Costa dos Santos Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Vera Lúcia Rocha da Silva Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Gildeanni Iasmim Alves Vieira Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Maria dos Milagres Carvalho Santos Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Ivanilza Moreira de Andrade Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.31668/1mzp8f48

Resumo

A acerola (Malpighia emarginata D.C.), popularmente conhecida como cereja das Índias Ocidentais, é uma espécie da família Malpighiaceae. Seu fruto é notável pela alta concentração de ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C. As propriedades antioxidantes da acerola também vêm sendo estudadas, incluindo seu conteúdo de carotenóides e polifenóis, que demonstram atividade antioxidante significativa. objetivou-se com o presente estudo avaliar o potencial antioxidante, antimicrobiano e efeitos citotóxico e genotóxico do extrato aquoso de genótipos da acerola. Foi avaliado a composição qumica do extrato atraves da analise qualitativa e a citotoxicidade. Os resultados fitoquímicos obtidos evidenciaram a presença de compostos secundários de acordo com a metodologia utilizada para ácidos orgânicos, fenóis, taninos e saponina. o aquoso de M. emarginata apresenta ativo, com DL50 = 370,58 µg/ mL. Considerando todos os estudos já desenvolvidos com M. emarginata, pode-se afirmar que trazem consideráveis benefícios à sociedade.

Biografia do Autor

  • José Darlan Alves da Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaiba

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2014) e mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é doutorando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), desenvolvendo pesquisas na área de Química de Produtos Naturais no Laboratório Molécula Vegetal (LAMOVE). Atua como professor de Biologia no CEEP Rural Deputado Ribeiro Magalhães, onde também exerce a função de professor técnico, além de lecionar no Colégio Cristo. Tem experiência consolidada em Biologia Geral e dedica-se à docência há mais de oito anos.

  • Francisco Vitor Costa dos Santos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    É graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Atualmente dedica-se à formação docente e ao desenvolvimento de competências voltadas para o ensino e a pesquisa em Biologia.

  • Vera Lúcia Rocha da Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2015) e mestrado em Biotecnologia Universidade Federal do Delta do Parnaíba (2025). Acumula experiência consolidada no ensino de Biologia, dedicando-se à prática docente há mais de nove anos, com compromisso em promover uma aprendizagem significativa.

  • Gildeanni Iasmim Alves Vieira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2019) e mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (2025). Tem se dedicado à pesquisa em Farmacologia, particularmente na área de Farmacognosia, e à prática docente há mais de cinco anos, unindo experiência acadêmica e compromisso com a educação.

  • Maria dos Milagres Carvalho Santos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    É graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Atualmente, atua como bolsista no Laboratório de Moléculas Vegetais (LAMOVE), desenvolvendo pesquisas na área de Química de Produtos Naturais.

  • Ivanilza Moreira de Andrade, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, licenciatura (1993) e bacharelado (1994), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. É professora Permanente do Programa de Mestrado em Biotecnologia da UFDPar (BIOTEC).

Publicado

2025-11-14