ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE O ENCARCERAMENTO DA MULHER NEGRA NO BRASIL E SUAS INTERFACES COM O FEMINISMO

Autores

  • Rafael Gonçalves da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Heitor Pagliaro Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Rafael Soares Duarte de Moura Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14690

Resumo

A presente investigação analisa os caminhos das pesquisas realizadas no Brasil indexadas no “Portal de Periódicos da CAPES”, com argumentos de pesquisa relacionados ao feminismo negro e encarceramento da mulher. O objetivo da análise é verificar se houve diálogo entre os temas por meio da feitura gráficos gerados por programa de informática, o qual analisou as palavras-chaves atreladas aos trabalhos científicos selecionados. As evidências encontradas sugerem que, embora o encarceramento da mulher negra tenha intimidade com as propostas teóricas do feminismo negro e interseccionalidade, as pesquisas científicas produzidas não conectam os assuntos com tanta frequência. Demonstra-se, com isso, um ótimo campo a ser explorado pela comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

  • Rafael Gonçalves da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Graduado em Direito pela Universidade Evangélica de Goiás, Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás, Docente de Ensino Superior III da Universidade Estadual de Goiás.Pós-Doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se graduou. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras (PPGCPTI) da Unimontes em parceria com a APM-MG, membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Unimontes (PPGH-Unimontes). Foi Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa (2019 a 2022) e é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros.

  • Heitor Pagliaro, Universidade Federal de Goiás – UFG

    Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando no bacharelado em Direito e também no mestrado e doutorado em Direitos Humanos (onde é o atual coordenador). Doutor em Direito (UnB), mestre em Filosofia (UFG) e bacharel em Direito (UFG). Advogado no Brasil (OAB/GO 32.571) e em Portugal (OA 67768L). Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos - Goiás (2021-2023). Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO (2022-2025). Pesquisador na área de filosofia política e jurídica.

  • Rafael Soares Duarte de Moura, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

    Pós-Doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se graduou. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras (PPGCPTI) da Unimontes em parceria com a APM-MG, membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Unimontes (PPGH-Unimontes). Foi Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa (2019 a 2022) e é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros , foi Coordenador (2014/2019) e professor (2014/2022) do Curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho - Grupo Afya.

Publicado

2023-11-22