A PRODUÇÃO DE ENERGIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS:
UMA PROPOSTA DE ENSINO MULTIDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.31668/mrp4pq85Palavras-chave:
Formação Docente; Atividade Investigativa de Ensino; Audiovisual.Resumo
A presente pesquisa realiza apontamentos sobre as potencialidades do trabalho coletivo no planejamento de atividades didáticas no âmbito de temas multidisciplinares e de suas contribuições para a formação docente. Busca-se neste universo identificar de que maneira uma Atividade Investigativa de Ensino (AIE) pode auxiliar na formação de professores e na prática de ensino no âmbito de temas científicos, em especial da temática “A produção de energia e os impactos ambientais”. Para responder a essa questão norteadora, serão apontados desdobramentos de uma AIE realizada com professores de Geografia, Química, Física e Biologia de um pré-vestibular social. Ao longo da AIE os participantes puderam dialogar, falando sobre suas dificuldades e experiências, visando o objetivo comum de promover melhores condições de aprendizagem aos seus alunos. Todos os professores participaram de forma bastante ativa dos debates, tendo contribuído de forma significativa para a elaboração da proposta didática. A percepção dos professores, identificada por meio de um questionário, apontam um resultado bastante positivo. Demonstraram satisfação em relação aos temas e à dinâmica realizada, mostrando-se otimistas quanto às contribuições dessas para suas formações docentes. Desse modo, a partir das reflexões fica indicado que uma AIE, tal como a descrita ao longo deste trabalho, pode possibilitar ganhos importantes no processo de formação docente e que estes ganhos, no horizonte, podem possibilitar o desenvolvimento de melhorias, também, no processo de formação de jovens estudantes em diferentes etapas da formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

