SAINDO DA BOLHA (OU NÃO):

DIÁLOGO ENTRE O FILME “BARBIE” E OS PAPÉIS DE GÊNERO

Autores

  • Apoema Carmem Ferreira Vieira Domingos Martins Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
  • Ana Cristina Cremonezi Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
  • Paulo Henrique de Souza Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14685

Resumo

O artigo busca analisar de forma crítica o filme “Barbie” através de um diálogo com o Direito, com a finalidade de responder à seguinte indagação: em que medida o filme retrata integralmente as desigualdades enfrentadas pelas mulheres? Apesar de seu potencial para desnaturalizar os estereótipos e preconceitos criados em torno das mulheres, em especial no mercado de trabalho, o filme deixa de abordar as múltiplas vulnerabilidades enfrentadas por subgrupos de mulheres, tais como fatores étnicos-raciais e de classe social. Para a pesquisa foi utilizado o método de abordagem dedutivo e de procedimento jurídico-teórico, com emprego da técnica de pesquisa indireta bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

  • Apoema Carmem Ferreira Vieira Domingos Martins Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

    Mestranda pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Especialista em Direito Público e Tributário. Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

  • Ana Cristina Cremonezi, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

    Mestranda pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Especialista em Direito Processual Civil. Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

  • Paulo Henrique de Souza Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

    Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Bauru. Advogado.

Publicado

2023-11-21