SAINDO DA BOLHA (OU NÃO):
DIÁLOGO ENTRE O FILME “BARBIE” E OS PAPÉIS DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14685Resumo
O artigo busca analisar de forma crítica o filme “Barbie” através de um diálogo com o Direito, com a finalidade de responder à seguinte indagação: em que medida o filme retrata integralmente as desigualdades enfrentadas pelas mulheres? Apesar de seu potencial para desnaturalizar os estereótipos e preconceitos criados em torno das mulheres, em especial no mercado de trabalho, o filme deixa de abordar as múltiplas vulnerabilidades enfrentadas por subgrupos de mulheres, tais como fatores étnicos-raciais e de classe social. Para a pesquisa foi utilizado o método de abordagem dedutivo e de procedimento jurídico-teórico, com emprego da técnica de pesquisa indireta bibliográfica e documental.
Downloads
Publicado
2023-11-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).