APORTES PARA UNA EDUCACIÓN EN CIUDADANÍA GLOBAL:
EL MODELO DE NACIONES UNIDAS DE LA UNQ 2019
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14672Resumo
O Modelo das Nações Unidas da Universidade Nacional de Quilmes faz parte do projeto de extensão universitária, "Levante a mão. O Direito de Experimentar o Espaço Intersubjetivo", com uma longa história. A aposta de 2019 visava implementar um programa lançado pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), a partir de sua sede em Viena (Áustria), em 2018. Essa "territorialização" teve alguns temperos especiais, que se destacaram muito mais pelo contraponto que poucos meses depois colocaria o contexto da pandemia. O fato de a simulação de role-playing estar fortemente enraizada tornou mais fácil para essa comunidade educacional processar à sua maneira e com seus próprios tempos uma construção cultural muito significativa para professores e alunos no sul da Grande Buenos Aires. Desde o lançamento da iniciativa global do UNODC "Educação para a Justiça" (E4J), tem buscado desenvolver as diretrizes focadas na Declaração de Doha (2015) em torno dos eixos de justiça criminal e prevenção criminal com o desafio de debatê-los publicamente, ultrapassando seus limites institucionais, de modo a se apropriar dos significados ali revelados e das interações que se desdobram nos perfis dos estudantes do ensino fundamental, médio e universitário. Ao mesmo tempo, as dimensões do que tentamos definir como "cidadania global" têm sido expressas a partir de uma perspectiva juvenil intra e intergeracional por meio do dispositivo lúdico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).