APORTES PARA UNA EDUCACIÓN EN CIUDADANÍA GLOBAL:

EL MODELO DE NACIONES UNIDAS DE LA UNQ 2019

Autores

  • Matías Penhos Universidad Nacional de Quilmes
  • Cecilia Touris Universidad Nacional de Quilmes

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14672

Resumo

O Modelo das Nações Unidas da Universidade Nacional de Quilmes faz parte do projeto de extensão universitária, "Levante a mão. O Direito de Experimentar o Espaço Intersubjetivo", com uma longa história. A aposta de 2019 visava implementar um programa lançado pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), a partir de sua sede em Viena (Áustria), em 2018. Essa "territorialização" teve alguns temperos especiais, que se destacaram muito mais pelo contraponto que poucos meses depois colocaria o contexto da pandemia. O fato de a simulação de role-playing estar fortemente enraizada tornou mais fácil para essa comunidade educacional processar à sua maneira e com seus próprios tempos uma construção cultural muito significativa para professores e alunos no sul da Grande Buenos Aires. Desde o lançamento da iniciativa global do UNODC "Educação para a Justiça" (E4J), tem buscado desenvolver as diretrizes focadas na Declaração de Doha (2015) em torno dos eixos de justiça criminal e prevenção criminal com o desafio de debatê-los publicamente, ultrapassando seus limites institucionais, de modo a se apropriar dos significados ali revelados e das interações que se desdobram nos perfis dos estudantes do ensino fundamental, médio e universitário. Ao mesmo tempo, as dimensões do que tentamos definir como "cidadania global" têm sido expressas a partir de uma perspectiva juvenil intra e intergeracional por meio do dispositivo lúdico.

Biografia do Autor

  • Matías Penhos, Universidad Nacional de Quilmes

    Licenciado y Profesor en Sociología (Facultad de Ciencias Sociales, UBA). Magíster en Sociología de la Cultura (IDAES, Universidad Nacional de San Martín) y Diplomado en Educación en Derechos Humanos (IIDH). También ha completado el Programa de Actualización en Políticas Públicas en Seguridad (Facultad de Derecho, UBA). Actualmente es Doctorando de la orientación en Ciencias Sociales y Humanas de la Universidad Nacional de Quilmes. Es docente, investigador y extensionista.

  • Cecilia Touris, Universidad Nacional de Quilmes

    Magíster en Ciencias Sociales y Salud de FLACSO-CEDES, Licenciada en Psicología de la Universidad de Buenos Aires (UBA) y doctoranda de la Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) en Ciencias Sociales y Humanidades. Actualmente es directora de la carrera Lic. en Educación, modalidad virtual de UNQ. Integra proyectos de investigación del Instituto de Investigaciones Gino Germani, Facultad de Ciencias Sociales, UBA y dirige proyectos de Investigación y Extensión y Formación profesional en UNQ

Publicado

2023-11-21