A JORNADA DO LEITOR EM ESPIRAL
OS CIRCUITOS DA LEITURA NO CÉREBRO DO LEITOR DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i3.14515Resumo
Este artigo tem por objetivo relacionar o arco de personagem (e suas reviravoltas) no qual o protagonista de Fahrenheit 451 (1953) se submete ao longo da narrativa com a espiral que o leitor percorre dentro de si ao ler literatura. Para tal empreendimento na teoria literária, destacaremos as obras teóricas de Vladimir Nabokov (1947); Gaston Bachelard (1957); e, Maryanne Wolf (2018). Saindo da ideia do círculo fechado em si mesmo no qual não há liberdade, abordaremos os circuitos da leitura por meio da metáfora do circuito elétrico e do símbolo da espiral nos quais há uma evolução a cada volta da espiral. Nossa hipótese é que, assim como, os altos e baixos e os movimentos para dentro e para fora num personagem espiral, da mesma forma, ocorre no leitor de literatura. Traremos também um viés sob a perspectiva neuro-funcional do cérebro ao imergir em narrativas literárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).