EDUCAÇÃO E PSEUDOFORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE MIDIÁTICA:
APONTAMENTOS A PARTIR DA DIALÉTICA FRANKFURTIANA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14354Resumo
A cultura contemporânea vem causando profundos impactos nas relações do homem com o conhecimento, interferindo significativamente tanto nas dimensões objetivas como, também, nas subjetivas. Infere-se que tais influências decorrem, em grande medida, das mídias e de seus mecanismos de ideologização da realidade, por conseguinte, de alienação. Esse cenário devastador das consciências, contudo, não deixou de ser objeto de críticas coerentes e rigorosas pela Teoria Crítica frankfurtiana. Tendo em vista tal quadro, salienta-se que o presente artigo procura, em primeiro lugar, investigar, à luz desta Teoria, os efeitos causados, principalmente, pelas mídias à Educação e à formação humana. Em segundo e último lugar, busca estabelecer o tensionamento a esse contexto repleto de contradições e responsável, flagrantemente, pela idealização da práxis e pela pseudoformação.
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