EDUCAÇÃO E PSEUDOFORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE MIDIÁTICA:

APONTAMENTOS A PARTIR DA DIALÉTICA FRANKFURTIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14354

Resumo

A cultura contemporânea vem causando profundos impactos nas relações do homem com o conhecimento, interferindo significativamente tanto nas dimensões objetivas como, também, nas subjetivas. Infere-se que tais influências decorrem, em grande medida, das mídias e de seus mecanismos de ideologização da realidade, por conseguinte, de alienação. Esse cenário devastador das consciências, contudo, não deixou de ser objeto de críticas coerentes e rigorosas pela Teoria Crítica frankfurtiana. Tendo em vista tal quadro, salienta-se que o presente artigo procura, em primeiro lugar, investigar, à luz desta Teoria, os efeitos causados, principalmente, pelas mídias à Educação e à formação humana. Em segundo e último lugar, busca estabelecer o tensionamento a esse contexto repleto de contradições e responsável, flagrantemente, pela idealização da práxis e pela pseudoformação.

Biografia do Autor

  • Estelamaris Brant Scarel, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Pós-doutora na área de Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGE, e, também, no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades  EFPH da PUC Goiás. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte - NEVIDA/FE/UFG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais  Perspectivas Contemporâneas. Atua com os seguintes temas à luz da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, a Dialética Negativa adorniana: educação e formação humana; educação e emancipação; educação e adoecimento docente; educação contra a barbárie; pesquisa e educação.

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Publicado

2023-10-17