A ARTE/EDUCAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DO OLHAR SOBRE O DESENHO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.14210Resumo
O desenho é uma das linguagens mais presentes na educação básicauando se trata da Arte/educação. Contudo, é muito comum encontrar concepções dessa linguagem vinculadas apenas a uma expressão voltada para a arte figurativa ou que remontam aspectos de um ensino da Arte voltado para a cópia de cânones. Este artigo tem como objetivo discutir se a Arte/educação pode transformar o olhar para o desenho, propondo uma ampliação das concepções vinculadas ao desenho na Arte/educação ao longo da sua trajetória, através da análise qualitativa de textos teóricos, como da pesquisadora Edith Derdyk (2015) e da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa (2014), e também ao refletir o desenho em seu continente mais amplo por meio de artistas visuais que trabalham esta linguagem. Dessa forma, foi possível perceber que trabalhar o conceito de desenho a partir de uma perspectiva ampliada possibilita o rompimento de dogmas, da ideia de que desenho é coisa de lápis e papel, desenvolvendo inclusive o pensamento crítico dos estudantes em sala de aula.
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