INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL:
MOBILIDADE ACADÊMICA E AGÊNCIAS DE FOMENTO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14192Resumo
Este artigo faz parte de reflexões de um pós-doutorado em educação, em andamento, acerca da Internacionalização da Educação Superior Brasileira. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico do tipo Estado de Conhecimento que teve como objetivo mapear as produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado no período de 2011 a 2022. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que versam sobre a temática. Os resultados da pesquisa indicam que há um maior número de produção no nível de mestrado e que o tema mais abordado é a mobilidade acadêmica. Conclui-se que a mobilidade acadêmica internacional é um tema relevante nas produções acadêmicas e que as agências de fomento são entidades importantes para o fortalecimento da internacionalização e a mobilidade acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).