O LOTEAMENTO JARDINS FERREIRA, NA CIDADE DE IPORÁ - GO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.14130Resumo
O Programa Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009, aumentou ainda mais a demanda por terra urbanizada, levando à proliferação de novos loteamentos em boa parte das cidades brasileiras. Desde a década de 1980 Iporá vinha apresentando estabilidade demográfica, ao passo que entre os censos de 2010 e 2022 houve aumento de 12,82% na população. Por outro lado, a cidade já contava com muitos vazios urbanos, que foram acrescidos de nove novos loteamentos entre 2012 e 2022. Em 2020 foi inaugurado o Loteamento Jardins Ferreira, localizado ao sul da cidade. A presente pesquisa objetivou analisar o contexto e as condições de criação do loteamento e seu papel na expansão na cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa buscou-se entender como funciona a expansão urbana e como o crescimento por meios dos parcelamentos de terra influencia no aumento dos vazios urbanos existentes na maioria das cidades, em especial Iporá. Buscaram-se informações em bibliografia específica e em pesquisas de campo, entrevistas e materiais de divulgação do loteamento. O elevado preço e índice de atualização dos 1.288 lotes, a concorrência com outros empreendimentos, além da probabilidade de desaquecimento da construção civil na cidade, tendem a criar um novo vazio urbano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).