SCREENING OF THE ANTI-TUMOR ACTIVITY OF THE ESSENTIAL OIL FROM INFLORESCENCE OF Tridax procumbens
TRIAGEM DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DO ÓLEO ESSENCIAL DAS INFLORESCÊNCIAS DE Tridax procumbens
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.13954Resumo
Tridax procumbens é uma espécie botânica comumente conhecida por suas propriedades medicinais atribuídas à presença de constituintes químicos específicos que possuem propriedades terapêuticas e profiláticas contra diversas doenças, incluindo a ação antitumoral. Com base nessa hipótese, foi conduzida a prospecção fitoquímica preliminar dos óleos voláteis das inflorescências de T. procumbens com o propósito de se investigar a atividade antitumoral por meio da técnica de inibição da formação de tumores em discos de batata pela bactéria Rhizobium radiobacter ATCC 4720. Amostras vegetais das inflorescências de T. procumbens foram coletadas para extração dos óleos voláteis por arraste a vapor utilizando a técnica de hidrodestilação por Clevenger. A prospecção fitoquímica foi realizada utilizando a técnica de marcha analítica com o material pulverizado da inflorescência de T. procumbens. A caracterização química foi realizada utilizando cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. A atividade antitumoral foi avaliada em discos de batata pela observação da inibição da formação de tumores por R. radiobacter, nesse teste foram avaliadas diferentes diluições do óleo (125, 250, 500, 1000 e 2000 µg.mL-1). A prospecção fitoquímica revelou a presença de flavonoides, cumarinas, heterosídeos cardioativos, esteroides e saponinas. Nas análises do óleo volátil foram identificados 26 compostos químicos, sendo o decano 2,4,6-trimetil o composto majoritário. A atividade antitumoral apresentou resultados significativos a partir da menor concentração testada, com uma inibição de 63,8% na formação de tumores nos discos de batata. Portanto, verificamos que o óleo volátil de T. procumbens apresentou potencial antitumoral de maneira dose dependente, com inibição significativa da formação de tumores no ensaio com discos de batata.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).