ENSINO EM TEMPOS CRÍTICOS
AS IMPLICAÇÕES DE UM PODCAST SOBRE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DO DIÁLOGO CRÍTICO E DA PRÁXIS DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i6.12673Resumo
Com as adaptações drásticas e rápidas que instituições educacionais têm vivenciado frente à crise da COVID-19, educadores de todo Brasil têm tido dificuldades na adequação de aspectos do fazer e do ser docente. Nesse cenário, repensar o ensino em nosso país, não apenas durante, mas também no contexto pós-crise, adquiriu caráter de urgência, sendo o diálogo crítico (FREIRE, 1970) componente essencial nesse processo. Baseado no conceito de práxis cunhado por Freire (1970), o projeto de extensão "Podcast Ensino em Tempos Críticos" surgiu na tentativa de contribuir com o processo de reflexão crítica acerca do papel do professor e suas possibilidades. A primeira temporada do Podcast conta com nove episódios nos quais pesquisadores e professores de diferentes regiões e contextos do Brasil debatem sobre temáticas relevantes ao contexto educacional atual. Neste sentido, este artigo objetiva analisar criticamente a realização do projeto deste podcast, considerando as discussões realizadas nos episódios bem como possíveis implicações destas na realidade de sua audiência (alunos, professores e entusiastas da educação), dos convidados do projeto e dos próprios idealizadores do programa e suas práticas (também educadores). A análise reflexiva destes relatos destaca 1) a relevância de espaços de diálogo crítico como meios de fortalecimento e valorização de experiências docentes e 2) a importância da práxis na construção dos caminhos e saberes docentes em tempos críticos.
Palavras-chave. Podcast. Ensino Crítico. Diálogo Crítico. Práxis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).