GO GIRLS – AS MULHERES NO PUNK UNDERGROUND DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i5.12628Resumo
O presente trabalho realiza uma investigação de como as mulheres musicistas transitam pelo underground da cidade de Curitiba. Através de observação participante em ensaios e shows de quatro bandas punk/garage rock de mulheres, percebe-se que houve um aumento no público feminino assim como também a existência de um número maior de mulheres instrumentistas e bandas mistas ou com formação só com mulheres. Descrevo como as quatro bandas observadas nessa pesquisa, compartilham espaços de ensaios e shows com bandas de vários subgêneros do rock, mostrando que tem determinação e potência para se manterem na cena underground curitibana. Na atualidade, as mulheres ainda batalham para terem seus trabalhos apreciados assim como também lutam contra os papéis de gênero que consideram que devam ser trabalhadoras, mães e esposas, exercendo duplas ou triplas jornadas de trabalho.
Palavras-chave. Padrões de gênero. Mulheres no underground. Bandas punk de mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).