A PROTAGONISTA NO CONTO “ROSA” DE BERNARDO ÉLIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i4.12536Resumo
Este texto analisa o protagonismo concedido à personagem feminina no conto “Rosa”, de Bernardo Élis, cuja publicação se deu 1966 na coletânea Veranico de Janeiro. Primeiramente, a partir de Antonio Candido (2009) Anatol Rosenfeld (2009), Nancy Huston (2010), busca-se compreender o conceito de personagem como um ser da linguagem, ou seja, uma criatura construída que, sendo sempre ficção, pode ou não proporcionar modelos aos leitores. Em seguida, realiza-se a abordagem do enredo, a fim de revelar que a persona Rosa se projeta da memória do escritor goiano para ser recriada nas páginas literárias.
Palavras-chave. Personagem. Conto. Rosa. Bernardo Élis.
Downloads
Publicado
2021-11-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).