ESTADO DA ARTE DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS E SUA RELAÇÃO COM A PANDEMIA COVID-19
Resumo
No Brasil o projeto de utilização das tecnologias no ambiente escolar tomou forma no final do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Vários foram os desafios, desde abertura do mercado para importação e produção de recursos tecnológicos até a implementação nas escolas, formação de professores e descontinuidades nos programas. O aparecimento abrupto da Pandemia Covid-19 trouxe ao debate a questão das aulas remotas ou online mediadas pelas tecnologias. No estado do Tocantins não foi diferente, no ano de 2020 o governo teve que fechar escolas mantendo milhares de alunos em casa durante meses sem aulas e tomar medidas paulatinas de retorno de forma remota. Com base no aludido o presente estudo realizou pesquisa nos principais periódicos vinculados as universidades públicas do estado do Tocantins: UFT e Unitins, com intuito de analisar as produções sobre a utilização das tecnologias na prática educacional. De forma complementar apresentou as principais medidas implementadas pelo governo estadual acerca da suspensão e retorno as aulas. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo da arte de cunho exploratório, descritivo, baseado em revisão bibliográfica e de abordagem qualitativa. A partir dos resultados pode-se observar que existem poucas publicações acerca da utilização das tecnologias na escola, entretanto, as publicações realizadas demonstram que ocorreram significativos avanços na sua utilização devido a quantidade de recursos e ferramentas tecnológicas existentes.
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