ANÁLISE SOBRE OS REFLEXOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO:
desafio para as escolas
Resumo
: O mundo encontra-se em uma situação de distanciamento social e isolamento, onde muitos encontros têm sido virtuais. Tendo esta nova dinâmica que penetra em todas as esferas sociais, a educação e ensino se tornou parte deste processo. Aulas que antes aconteciam em um ambiente propício para o ensino aprendizado, passou para o quarto, sala, cozinha. Acontecendo onde o sinal do wifi estiver melhor. A pandemia gerada pela Covid-19 alterou toda uma estrutura primária a nível mundial, escolas, comércios e indústrias foram fechados, o mundo parou. Mais de um ano após o anúncio da quarentena em Wuhan, epicentro da doença e milhões de vidas ceifadas, a máscara, álcool 70% foram inseridos em nosso cotidiano. O trabalho, a reunião e as aulas passaram a ser visitas constantes e presentes nos lares. A vida passa a acontecer por trás da tela de um celular ou notebook, a rotina dos professores que além de preparar aulas, tornaram-se editores de vídeos, programadores. O uso das TICs se faz presente, o YouTube passou a ser o professor do professor. Auxiliando no preparo das aulas e também na retirada de dúvidas dos alunos onde o aprendizado fica comprometido. Um dos objetivos deste artigo é de analisar como a educação e relações sociais foram comprometidos pela Covid-19. A partir de leituras e análises bibliográficas procuramos responder questões de como a vida escolar se altera para os alunos e professores? Como a pandemia transformou a vida em escala mundial? Estas e outras questões apresentam-se previamente respondidas no corpo deste artigo de análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).