ANÁLISE SOBRE OS REFLEXOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO:

desafio para as escolas

  • Aline de Fátima Marques UEG
  • Juliane Carla Silva UFG

Resumo

: O mundo encontra-se em uma situação de distanciamento social e isolamento, onde muitos encontros têm sido virtuais. Tendo esta nova dinâmica que penetra em todas as esferas sociais, a educação e ensino se tornou parte deste processo. Aulas que antes aconteciam em um ambiente propício para o ensino aprendizado, passou para o quarto, sala, cozinha. Acontecendo onde o sinal do wifi estiver melhor. A pandemia gerada pela Covid-19 alterou toda uma estrutura primária a nível mundial, escolas, comércios e indústrias foram fechados, o mundo parou. Mais de um ano após o anúncio da quarentena em Wuhan, epicentro da doença e milhões de vidas ceifadas, a máscara, álcool 70% foram inseridos em nosso cotidiano. O trabalho, a reunião e as aulas passaram a ser visitas constantes e presentes nos lares. A vida passa a acontecer por trás da tela de um celular ou notebook, a rotina dos professores que além de preparar aulas, tornaram-se editores de vídeos, programadores. O uso das TICs se faz presente, o YouTube passou a ser o professor do professor. Auxiliando no preparo das aulas e também na retirada de dúvidas dos alunos onde o aprendizado fica comprometido. Um dos objetivos deste artigo é de analisar como a educação e relações sociais foram comprometidos pela Covid-19. A partir de leituras e análises bibliográficas procuramos responder questões de como a vida escolar se altera para os alunos e professores? Como a pandemia transformou a vida em escala mundial? Estas e outras questões apresentam-se previamente respondidas no corpo deste artigo de análise.

Publicado
2021-10-28