APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE A ESCOLA INCLUSIVA
Resumo
O presente ensaio é o resultado do projeto de pesquisa intitulado “A inclusão e o cotidiano no contexto da escola pública do Município de Iporá (2018-2020)”, que contou com a participação de um projeto de iniciação científica. O objetivo central deste ensaio é um exercício de problematização acerca da ideia de educação inclusiva considerando o contexto histórico-político de sua implantação na escola brasileira: o neoliberalismo dos anos 1990. Partimos do problema inicial que se constata na ideia de inclusão quanto a ambiguidade de sentidos que o termo suscita, produzindo, na prática, certo mal-estar. Discutimos de que modo, do ponto de vista simbólico, esta noção se materializa no interior da escola. Com efeito, lançamos a hipótese do bode expiatório como possibilidade interpretativa ao fenômeno. Tal crítica permite-nos um alinhamento a ideia de má-fé institucional, na medida em que buscamos demonstrar os sentidos intestinos, embora silenciados, do funcionamento e papel da inclusão no sistema da escola pública.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Neoliberalismo. Má-fé Institucional. Bode Expiatório.
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