APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE A ESCOLA INCLUSIVA

Autores

  • Fernando Lionel Quiroga Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Miriam Lorena Marques Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Beatriz Aparecida Paolucci Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

O presente ensaio é o resultado do projeto de pesquisa intitulado “A inclusão e o cotidiano no contexto da escola pública do Município de Iporá (2018-2020)”, que contou com a participação de um projeto de iniciação científica. O objetivo central deste ensaio é um exercício de problematização acerca da ideia de educação inclusiva considerando o contexto histórico-político de sua implantação na escola brasileira: o neoliberalismo dos anos 1990. Partimos do problema inicial que se constata na ideia de inclusão quanto a ambiguidade de sentidos que o termo suscita, produzindo, na prática, certo mal-estar. Discutimos de que modo, do ponto de vista simbólico, esta noção se materializa no interior da escola. Com efeito, lançamos a hipótese do bode expiatório como possibilidade interpretativa ao fenômeno. Tal crítica permite-nos um alinhamento a ideia de má-fé institucional, na medida em que buscamos demonstrar os sentidos intestinos, embora silenciados, do funcionamento e papel da inclusão no sistema da escola pública.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Neoliberalismo. Má-fé Institucional. Bode Expiatório.

Biografia do Autor

  • Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    É doutor e mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) onde atua na área de Fundamentos da Educação, lotado no Centro de Ensino Aprendizagem em Rede (CEAR). 

  • Miriam Lorena Marques Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    É acadêmica do curso de Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade Iporá. Foi aluna bolsista de Iniciação Científica/UEG na modalidade PBIT/UEG durante o período 08/2018 a 07/2019.

  • Beatriz Aparecida Paolucci, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Possui formação em Educação Física pela FEFISO - Faculdade de Educação Física de Sorocaba e em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais (Especialista da educação, coordenação e supervisão escolar.) - FAPI. Tem experiência profissional como professora PEB I e na área da Educação Física escolar e em academias/personal training e ginástica laboral. Atuou como professora de Natação e Hidroginástica (1994-2010). É especialista em Psicopedagogia Institucional (2005), Direito Educacional (2007) e Arte, Educação e Terapia (2014), Educação, Formação Docente e Linguagem (2017). Possui experiência em educação especial - AMAI - Itu. Seus temas de interesse incluem as questões relativas à prática docente e sua abrangência no contexto contemporâneo, desdobrando-se para assuntos como mal-estar docente, produção de sentidos acerca da profissão, sociologia das profissões. Atualmente desenvolve pesquisa em nível de mestrado acadêmico pela Universidade Federal de Goiás - FEFD - Faculdade de Educação Física e Dança na linha de pesquisa Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física e Esporte. Seus interesses de pesquisa concentram-se em temas como inclusão, saúde coletiva, educação, políticas educacionais.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Edição

Seção

Número Especial Linguagens e Educação