BICHO DOMÉSTICO, ANIMAL DE CARGA, OBJETO DE USO
A CONDIÇÃO DO NEGRO ESCRAVIZADO NO ROMANCE CHEGOU O GOVERNADOR DE BERNARDO ÉLIS
Resumo
A condição histórica do negro escravizado na capitania de Goiás é analisada a luz da escrita de Bernardo Élis em seu livro Chegou o governador que é um romance fundamentado dos costumes e vivências na referida capitania, e no qual anos de pesquisa se fundem a uma deliciosa narrativa romanceada. Somados ao endosso de outros atores do processo histórico estão discutidos temas como o dia a dia do negro, seu modo de vida, papel social e raro protagonismo; mesmo com as naturais dificuldades da escassez de material histórico mais antigo do estado de Goiás e sendo os relatos igualmente raros e de observadores assombrados e preconceituosos que por aqui passaram alcançamos nosso propósito de trazer luz sobre a situação do negro no Goiás colonial e sobre seu papel na escrita de Bernardo Élis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).