ENSINO DE LITERATURA: DIÁLOGOS TRANSESTÉTICOS NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR NA CIBERCULTURA

Autores

  • Débora Cristina Santos e Silva UnUCSEH/UEG

DOI:

https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n3-8338

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que desenvolve estudos de
literatura, artes, mídias e cultura visual, em situações formais e não formais de ensinoaprendizagem
com vistas à formação do leitor. O problema de pesquisa consiste em investigar
quais as condições necessárias ao diálogo transestético (intercultural e multissemiótico), no
âmbito do ensino de literatura, em escolas estaduais de Anápolis-GO, para uma educação que
favoreça a formação integral do jovem leitor na Cibercultura contemporânea. Objetiva, assim,
compreender os princípios do ensino de literatura, em diálogo com artes e mídias, dentro de uma
concepção rizomática do conhecimento, para a formação do sujeito complexo, num contexto
multicultural. Desta forma, a pesquisa se dedica a criar e avaliar estratégias para o ensino
transestético, a fim de favorecer experiências de transversalidade curricular na escola básica e o
uso de tecnologias digitais que permitam a apreciação crítico-criativa da literatura e das artes, por
meio da interatividade e da produção colaborativa, em ambientes virtuais. A pesquisa apresenta
como embasamento teórico os conceitos de Cibercultura (Rüdiger, 2014), Paradigma da
Complexidade (Morin, 2008), Sujeito pós-moderno e Identidades (Hall, 2002), Diversidade Cultural
e Multiletramento (Rojo, 2015), Ensino de Artes e Literatura (Jouve, 2012; Dalvi, 2013) e Ensino
de Artes e Multiculturalismo (Barbosa, 2012; Amaral, 2008). Desenvolve-se no âmbito do projeto
Ensino, Educação Estética e Processos de Letramento, cadastrado na Athena/PrP-UEG, e do Grupo
de Pesquisa ARGUS – Estudos de Cultura, Linguagem e Comportamento (CNPq).

Biografia do Autor

  • Débora Cristina Santos e Silva, UnUCSEH/UEG

    Doutora em Teoria Literária (UNESP /2002) com Estágio Pós-doutoral em
    Literatura e Hipermédia pela Universidade Fernando Pessoa (UFPPorto/
    2010/Bolsista CAPES). Pós-doutoranda em Arte e Cultura Visual pelo
    PPGSS em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG/2016).
    Docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
    (MIELT/UEG). Professora do Curso de Letras do CCSEH. Coordenadora do
    Projeto de Pesquisa ENSINO, EDUCAÇÃO ESTÉTICA E PROCESSOS DE
    LETRAMENTO NA CIBERCULTURA. Líder do Grupo ARGUS/CNPq. Bolsista
    BIP/UEG. deboraphd@gmail.com

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2008.

________. Arte-educação no Brasil. 7.ed. ,São Paulo: Perspectiva, 2012.

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as

tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org). Arte/Educação contemporânea:

consonâncias internacionais. 3ed. São Paulo: Cortez, 2010.

_______. Perspectivas multiculturais: a multiculturalidade na educação estética. Disponível

em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/mee/meetxt3.ht.pdf Acesso em:

/05/2014.

_______; AMARAL, Lílian (orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São

Paulo: Edições SESC SP, 2008.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida – Rio de Janeiro: Jorze Zahar. Ed., 2001.

_______. Arte da vida. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

CANCLINI, Néstor G. Culturas híbridas. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2013.

DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs.). Leitura de

literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Revista Nós ¦ Cultura, Estética e Linguagens ◆ v.03 n.03 - 2018 ◆ ISSN 2448-1793

Página72

HERNÁNDEZ, Fernando. A Cultura Visual como um convite à deslocalização do olhar e ao

reposicionamento do sujeito. In: Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa

Maria: Ed. da UFSM, 2011.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo, Editora 34/ 1996, 9. reimpressão, 2009.

JOUVE, V. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do olhar. 8.ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte. In: BARBOSA, A.

M. (org). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2012.

RISÉRIO, A. Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Bahia: COPENE, 1998.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES,

Blanca; TESSLER, Elida (orgs). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes

plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002, p. 123-140.

ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

______; BARBOSA, J. (orgs). Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São

Paulo, Parábola Editorial, 2015.

RÜDIGER, Francisco. Cultura e Cibercultura: princípios para uma reflexão crítica. 2011.

Disponível em:<http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/1502>

Acesso em: 23 dez. 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-10