CHAMADA PARA DOSSIÊ

O Dossiê da Revista Nós “20 Anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás” visa reunir artigos que abordem a seguinte temática: CONSTRUIR E HABITAR: CIDADES, TERRITÓRIOS E CIDADANIA. 

Para tanto, espera-se que os seguintes conceitos sejam levados em consideração:

CONSTRUIR: este conceito-tronco tem por objetivo desenvolver reflexões sobre o “construir” como a vontade de materializar os projetos de Arquitetura e Urbanismo, e sobre as intenções de dar um sentido construtivo básico aos processos de projeto. Para o Arquiteto e Urbanista, esforçar-se em materializar os seus projetos, em dar-lhes consistência e condição técnica, constitui não só um desafio profissional, mas também um desafio ético e social. Pretende-se também abordar o complexo campo da construção em diferentes escalas. Para isso, consideram-se fundamentais os estudos sobre Arquitetura e técnica, materialidade arquitetônica, o “construir” como projeto, aspectos socioculturais e os processos construtivos, a autoconstrução e a informalidade na construção, tradição construtiva e inovações tecnológicas, física das construções e os desafios da sustentabilidade nas construções.

HABITAR: neste conceito-tronco objetiva-se abranger reflexões sobre o estar no mundo e suas múltiplas possibilidades e modos de apropriação, usos e ocupações de territórios e paisagens. Almeja-se aglutinar leituras históricas, teóricas e empíricas da cidade ao território que apresentem análises, diagnósticos e interpretações sobre os processos de produção de sentidos e significados no mundo concreto. Além disso, intenta-se também compreender trabalhos que tenham o habitar contemporâneo como foco, tendo em vista suas diferentes dinâmicas escalares (interescalar, transescalar e multiescalar), que se constituem ou se elucidem a partir de abordagens complexas. Para tal, torna-se imprescindível a aproximação das leituras em Arquitetura e Urbanismo com as disciplinas e áreas do conhecimento como história, geografia, antropologia, sociologia, economia, filosofia, as artes e a estética.

 

Organização: Celina Manso (UEG) e Pedro Henrique Máximo (UEG)

Prazo final de  submissão: 17 de agosto de 2020

Página de submissão: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistanos