CHAMADA PARA DOSSIÊ - ARTES, ESTÉTICAS E REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS

 2022-04-28

A diversidade indígena no Brasil e no mundo é inquestionável, além de representativa em vários campos da sociedade e da cultura. Nesse sentido, pode-se falar da existência de diversas artes e estéticas indígenas, com inúmeras variáveis entre povos e culturas; e também entre abordagens e pesquisas relativas a estes povos e culturas, produzidas por não indígenas, quanto às suas artes, estéticas e representações socioculturais.

Sob a perspectiva indígena, ressalta Lúcia Hussak van Velthen, falar em artes e estéticas (sempre no plural quando se tratar de povos indígenas), “requer a consideração de um conjunto muito amplo de técnicas, materiais, práticas, conceitos, representações que participam estreitamente das dimensões da vida cotidiana e das práticas rituais. O que o pensamento ocidental entende como arte não encontra correspondente nas sociedades ameríndias e, assim, sua definição e circunscrição, para ser bem sucedida, deve ser efetivada em primeiro lugar por seus criadores e produtores. Entender as estéticas indígenas requer a aceitação de seus próprios termos, a consideração de como os Wayana, Wajãpi, Kuikuro, Munduruku, Baniwa, Desana, Araweté, Xikrin, Karajá, Tariana, Enewene Nawe e muitos outros a vivem” (In: DAMIANI & BRANDÃO, 2019, p. 15).

A partir desse pressuposto, o Dossiê Artes, Estéticas e Representações Indígenas e sobre Indígenas possibilita a submissão de artigos, ensaios e resenhas que versam sobre Etnofotografia; Autorias Indígenas; Literatura Indígena; Audiovisual Indígena; Sensibilidades Indígenas; Representações Indígenas; Arte, Política e Movimentos Indígenas; entre muitos outros assuntos que se conectem com a proposta em tela, em diferentes tempos e espaços. Para tanto, destaca-se que são bem-vindas contribuições de autores/pesquisadores indígenas e não indígenas, de diferentes formações e áreas do conhecimento.

 

Organização: 

Prof. Dr. Carlos Benítez Trinidad (Universidade de Santiago de Compostela – Espanha)

Prof. Dr. Poliene Soares dos Santos Bicalho – Universidade Estadual de Goiás – Brasil)

 

Prazo final de  submissão: 31 de outubro de 2022