DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DO CONJUNTO ART DÉCO DE GOIÂNIA: LIMIAR ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS PATRIMONIAIS, O DESEJO DE MODERNIDADE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

Autores

Palavras-chave:

Goiânia, Art Déco, políticas patrimonais, planejamento urbano, conservação integrada

Resumo

Goiânia, cidade planejada, detém de reconhecimento na urbanística moderna por apresentar em sua forma urbana o desejo de modernidade do início do século passado. Representa, desse modo, a concretização de um período importante da história urbana brasileira o que, por vezes, sobrepõem-se à sua identidade. O discurso oficial buscou reafirmar essas características ao apresentar os argumentos para o tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico Art Déco e seu reconhecimento como patrimônio cultural em 2003. Apesar do êxito nesse propósito, houve pouco avanço nas políticas públicas patrimoniais que buscassem salvaguardar a própria história urbana, sendo indispensável observar outras camadas que conformam a paisagem urbana e os fenômenos que desencadearam transformações, apontando reflexões sobre memória e patrimônio na construção de narrativas históricas.

Biografia do Autor

  • Sandra Catharinne Pantaleão Resende, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UnB). Mestre em Mestre em Geografia - Dinâmica Socioambiental, e pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás (2006) e em Artes Visuais - habilitação Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000). Professora Efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás. Professora Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

  • Paulo Afonso Tavares, Universidade Federal de Goiás

    Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Ciências da Religião e mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (PUC Goiás) e Filosofia (Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás – IFITEG).

  • Júlia Souza Abdallah Mynssen, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Mestranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás (2023).

Downloads

Publicado

2024-02-29