O DESCOBRIDOR DE ARTISTAS: João José Rescala e o (re)descobrimento de Veiga Valle

Autores

  • Fernando Martins dos Santos UnUCSEH/UEG

DOI:

https://doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n3-8311

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar a importância de João José Rescala para o descobrimento e reconhecimento de José Joaquim da Veiga Valle, o santeiro goiano, no contexto das primeiras propostas de tombamentos da Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Artístico e o uso do artista para o fortalecimento da ideia de a cidade ser o berço da cultura goiana no processo de transferência da capital. Em 1940, José Rescala realiza a primeira exposição das obras de Veiga Valle apresentando-o aos vilaboenses. Sendo assim, as obras de Veiga Valle se tornam imprescindíveis para o projeto de colocar a Cidade de Goiás como berço da cultura goiana.

Biografia do Autor

  • Fernando Martins dos Santos, UnUCSEH/UEG

    Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER), na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Email: prof.fernandosantos@globo.com 

Referências

BALTIERI, Rosana. José Rescala. In: FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro; HERNANDEZ, Maria Herminia Oliveira (Orgs). Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia. Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014. Disponível em: <http://www.dicionario.belasartes.ufba.br>. Acesso em: 20 jul. 2017. 16:10:00.

CÂMARA, Jaime. Os Tempos da Mudança. 3ª edição. Goiânia: Editora O Popular, 1979.

______________. Nos Tempos de frei Germano. 2ª edição. Editora O Popular, 1973.

CHOAY, Françoise. Alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/Editora Unesp, 2001.

CHAUL, Nars Fayad. Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. Goiânia: Editora UFG, 2001.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

GOMIDE, Cristina Helou. Centralismo político e tradição histórica: cidade de Goiás (1930-1978). Dissertação (Mestrado em História das Sociedades Agrárias) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1999.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução Laís Teles Benoir. São Paulo: Centauro, 2004.

LE GOFF, Jacques. Memória e História. Campinas: Unicamp, 1990.

MENDONÇA, Jales Guedes Coelho. O outro lado da mudança da capital. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

MORAES, Cristina de Cássia Pereira. Do corpo místico de Cristo: irmandades e confrarias na capitania de Goiás (1736-1808). Goiânia: FUNAPE, 2012.

PASSOS, Elder Camargo de. Veiga Valle – seu ciclo criativo. Goiás, GO: Museu de Arte Sacra, 1997.

RESCALA, João José. João José Rescala: depoimento. In. Revista Goiana de Artes. Goiânia, 3 (2), 177-188, jul/dez, 1982.

SALGUEIRO, Heliana Angotti. A singularidade da obra de Veiga Valle. Goiânia: UCG, 1983.

TAMASO, Isabela. Em nome do Patrimônio – Representações e apropriações da cultura na Cidade de Goiás. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

Periódicos

- A VOZ DO POVO, Cidade de Goiás, 1931. (Arquivo Histórico Estadual - GO)

- CIDADE DE GOIAZ, Cidade de Goiás, 1938. (Arquivo Histórico Estadual - GO)

- LAVOURA E CÓMERCIO, Uberaba, 1932. (FECIGO)

- REVISTA DA SEMANA, dezembro de 1940. (FECIGO)

Documentos na fundação Frei Simão Dorvi (FECIGO)

- Relatório de João José Rescala, sobre a exposição das peças de Veiga Valle no Lyceu de Goiás, em 1940.

Downloads

Publicado

2018-12-10