LUTA POR MORADIA, INICIATIVA PRIVADA E ESTADO: CONTRADIÇÕES NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA

Autores

Palavras-chave:

Região Noroeste de Goiânia, Goiânia, Jornal Informativo, Planejamento urbano

Resumo

O artigo traz uma interpretação histórica da transformação da Região Noroeste de Goiânia e discute as contradições entre o déficit habitacional, a dinâmica imobiliária da iniciativa privada e o poder do Estado. Essa discussão se dá por meio da análise de mapas históricos da região e análise de narrativas encontradas no “Jornal informativo do Movimento do custo de vida do Estado de Goiás”, popularmente conhecido como “Voz dos trabalhadores”, fonte histórica que registrou a organização política do movimento local de habitação social. Assim, o artigo reflete os embates político-sociais que a população de baixo poder aquisitivo sofreu durante a ocupação da Região Noroeste.

Biografia do Autor

  • Daniela Braga Santos, Universidade de Brasília

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (Reabilita), pela Universidade de Brasília- UNB. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (2022). Integrante do grupo de pesquisa "Topos - Paisagem, Projeto e Planejamento"

  • Carolina Pescatori Candido da Silva, Universidade de Brasília

    Professora Adjunta do Departamento de Projeto, Expressão e Representação e do Programa de Pósgraduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB). Doutora pelo PPG-FAU/UnB em Teoria e História da Cidade e do Urbanismo. Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), em Portugal, com pesquisa sobre as relações sociais na cidade dispersa (2021-2022).

Downloads

Publicado

2024-02-29