Por uma “modernização tradicionalista”: o projeto político conservador na Colômbia de La Regeneración (Século XIX)
For a “traditionalist modernization”: the conservative political project in Colombia by La Regeneración (19th century)
Resumo
Este trabalho propõe analisar o período da história colombiana conhecido como La Regeneración, cronologicamente situada nos decênios finais do oitocentos. Possuímos o intento de estudar o projeto político e cultural das elites conservadoras que compuseram os governos regeneradores, cujo principal representante fora o presidente e intelectual Rafael Nuñez. O objetivo primevo do projeto de La Regeneración visava promover uma modernização tradicionalista na Colômbia, caracterizada por rechaçar os aspectos básicos da modernidade ocidental – como as liberdades e direitos individuais – e incorporar certos elementos modernizantes no plano econômico e material – como o fortalecimento estatal, o controle dos caudilhos e a modernização das instituições estatais. Os conservadores tiveram a Igreja Católica como principal aliada. De antecipação, podemos afirmar que o projeto regenerador colombiano não foi anômalo ou anacrônico em comparação com seus vizinhos latino-americanos, mas baseou-se em um discurso que chamava a reconstituição do país.
Palavras-chave: História da Colômbia. La Regeneración. América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.