Por uma “modernização tradicionalista”: o projeto político conservador na Colômbia de La Regeneración (Século XIX)
For a “traditionalist modernization”: the conservative political project in Colombia by La Regeneración (19th century)
Resumen
Este trabajo propone analizar el período de la historia colombiana conocido como La Regeneración, situado cronológicamente en las últimas décadas de los años ochenta. Tenemos la intención de estudiar el proyecto político y cultural de las élites conservadoras que conforman los gobiernos en regeneración, cuyo principal representante fue el presidente e intelectual Rafael Núñez. El objetivo principal del proyecto La Regeneración era promover la modernización tradicionalista en Colombia, caracterizada por rechazar los aspectos básicos de la modernidad occidental, como las libertades y los derechos individuales, e incorporar ciertos elementos modernizadores en el plano económico y material, como el fortalecimiento del estado, control de los caudillos y la modernización de las instituciones estatales. Los conservadores tenían a la Iglesia Católica como su principal aliado. En anticipación, podemos decir que el proyecto regenerativo colombiano no fue anómalo ni anacrónico en comparación con sus vecinos latinoamericanos, sino que se basó en un discurso que pedía la reconstitución del país.
Palabras clave: Historia de Colombia. La Regeneración. América Latina.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.