Associações religiosas de leigos no período colonial: hierarquização, distinção e ascensão social
Lay Religious Associations in the Colonial Period: hierarchization, distinction and social ascension
Resumen
Resumo: O texto apresenta as associações religiosas de leigos, no século XVIII, como instituições capazes de organizar as vilas e arredores, social e economicamente, a partir da arregimentação de grupos sociais em torno de uma devoção específica. Sendo assim, analisamos essas instituições como espaços de luta e distinção social, mas que ao mesmo tempo amorteciam conflitos e contribuíam para a ascensão social e econômica de parte de seus membros. Para tanto, nos dedicamos ao estudo da Irmandade do Santíssimo Sacramento do Ouro Preto como objeto de estudo e meio de compreensão do fenômeno confrarial setecentista.
Palavras-chave: Irmandades. Século XVIII. Distinção. Minas Gerais. Santíssimo Sacramento.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.