O Quilombola no ensino superior: um balanço dos dados de quase uma década de quota quilombola na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
The quilombola in higher education: a balance of the data of almost a decade of quota quilombola in the State University of the Southwest of Bahia (UESB)
Resumo
Resumo: Diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil (IES), atentas à estratégia 12.13 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), têm implementado políticas de ações afirmativas com vistas a garantirem o acesso de grupos que, historicamente, estiveram a margem da educação superior no país. Dentre essas IES, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), aprovou, em 2008, a Resolução CONSEPE nº 37/2008, que dispõe sobre o sistema de reserva de vagas e quotas adicionais para indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas destinadas ao ingresso nos cursos de graduação por ela ofertados. A execução dessa política é o objeto de estudo deste artigo, que tem como objetivo analisar, em números, a trajetória acadêmica de candidatos quilombolas contemplados com as quotas adicionais. Para tanto, são apresentadas introdutoriamente as disposições normativas relacionadas à temática. O referencial teórico consiste numa abordagem histórico-conceitual das comunidades quilombolas e seus sujeitos. Como procedimentos metodológicos, foram adotados a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Espera-se contribuir com o processo de auto avaliação das políticas implementadas pelas IES em relação ao acesso, a permanência e a integralização curricular do quilombola.
Palavras-chave: Ações afirmativas. Quotas adicionais. Educação Superior. Integralização curricular. Quilombola.
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