O Quilombola no ensino superior: um balanço dos dados de quase uma década de quota quilombola na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

The quilombola in higher education: a balance of the data of almost a decade of quota quilombola in the State University of the Southwest of Bahia (UESB)

Autores

  • Daniel Cardoso Alves Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Andrecksa Viana Oliveira Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Alci Micheline de Sousa Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

Resumo: Diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil (IES), atentas à estratégia 12.13 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), têm implementado políticas de ações afirmativas com vistas a garantirem o acesso de grupos que, historicamente, estiveram a margem da educação superior no país. Dentre essas IES, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), aprovou, em 2008, a Resolução CONSEPE nº 37/2008, que dispõe sobre o sistema de reserva de vagas e quotas adicionais para indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas destinadas ao ingresso nos cursos de graduação por ela ofertados. A execução dessa política é o objeto de estudo deste artigo, que tem como objetivo analisar, em números, a trajetória acadêmica de candidatos quilombolas contemplados com as quotas adicionais. Para tanto, são apresentadas introdutoriamente as disposições normativas relacionadas à temática. O referencial teórico consiste numa abordagem histórico-conceitual das comunidades quilombolas e seus sujeitos. Como procedimentos metodológicos, foram adotados a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Espera-se contribuir com o processo de auto avaliação das políticas implementadas pelas IES em relação ao acesso, a permanência e a integralização curricular do quilombola.

Palavras-chave: Ações afirmativas. Quotas adicionais. Educação Superior. Integralização curricular. Quilombola.

Biografia do Autor

  • Daniel Cardoso Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

  • Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); professora adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa: Conhecimento e práticas escolares.

  • Alci Micheline de Sousa Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); analista universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

O Quilombola no ensino superior: um balanço dos dados de quase uma década de quota quilombola na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB): The quilombola in higher education: a balance of the data of almost a decade of quota quilombola in the State University of the Southwest of Bahia (UESB). (2019). Revista De História Da UEG, 8(2), e821908. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9276