Os Avá-Canoeiro e o território goiano: luta em defesa da sobrevivência

Authors

  • Carla Edieni da Silva Alves Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Maria de Fátima Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Poliene Soares dos Santos Bicalho Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Abstract

Resumo: A proposta deste artigo é analisar a luta do povo Avá-Canoeiro em defesa do seu território e suas estratégias de sobrevivência desde o século XIX até a contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa histórica que buscou nos relatórios de Presidentes da Província de Goiás os vestígios dos embates e conflitos que contribuíram para o quase extermínio desse povo, objetivando compreender os impasses relacionados à sua identidade, apropriação do território e a resistência dessa etnia indígena no Cerrado goiano. A questão indígena, sempre presente nesses relatórios, é vista pelos administradores como um grave empecilho ao projeto de desenvolvimento econômico da região. No entanto, a luta dos Avá-Canoeiro adentra o século XX, e traz consigo novas formas de resistência e consequências para o seu modo de vida, com redução populacional, resultante da intensa luta pela sobrevivência. Atualmente, o discurso desenvolvimentista continua reproduzindo a ideologia do progresso, sem levar em consideração os direitos dos povos indígenas.

Palavras-chave: Avá-Canoeiro. Território. Conflitos Étnicos. Província de Goiás.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Carla Edieni da Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), nível mestrado, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
  • Maria de Fátima Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), 2007; Professora Efetiva na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (CCSEH). Docente do Mestrado Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER).
  • Poliene Soares dos Santos Bicalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Doutora em História Social pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutorado em Antropologia (PPGAS/UnB).  Professora do curso de História da Universidade Estadual de Goiás e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER/UEG).

Published

2016-12-15

Issue

Section

Artigos (Tema Livre)

How to Cite

Os Avá-Canoeiro e o território goiano: luta em defesa da sobrevivência. (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 5(2), 69-85. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4730