PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA: UMA NOVA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA ARTICULADA AO PENSAMENTO COMPLEXO, À TRANSDISCIPLINARIDADE E À ECOFORMAÇÃO

Autores

Resumo

As práticas pedagógicas tradicionais têm sido insuficientes, tanto para atender as emergências da realidade atual, quanto para colaborar com o redimensionamento de possibilidades frente às incertezas sobre o futuro da humanidade. Considerando as demandas educacionais de uma realidade global em acelerada transformação, este artigo tem como objetivo analisar as tendências pedagógicas indicadas em classificações realizadas no final do século XX e a emergência na identificação de alternativas convergentes com a realidade do século XXI. A opção pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa possibilitou o acesso a autores como González Velasco (2017), Libâneo (2009, 2010), Morin (1998, 2007, 2015), Nicolescu (1997, 2005, 2014), Pineau (2004, 2005), Queiroz e Moita, (2007), Santos (2009) e Zwierewicz (2017). Além de situar a pedagogia ecossistêmica como possibilidade para uma nova tendência educacional, discute-se sua articulação com o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação.

Biografia do Autor

  • Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

    Doutora em Psicologia - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB da UNIARP

  • Aline Nataly Wolf Kosteski, UNIARP

    Estudante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica 

  • Iliani Stein, UNIARP

    Estudante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB

  • Marli Horn, UNIARP

    Estudante do Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB - UNIARP

  • Eliane Scheffmacher Felipus, UNIARP

    Estudante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB da

    Universidade ALto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

  • Flávio Massami Martins Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPEd/UENP - Mestrado Profissional em Educação Básica

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes