PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA: UMA NOVA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA ARTICULADA AO PENSAMENTO COMPLEXO, À TRANSDISCIPLINARIDADE E À ECOFORMAÇÃO
Resumo
As práticas pedagógicas tradicionais têm sido insuficientes, tanto para atender as emergências da realidade atual, quanto para colaborar com o redimensionamento de possibilidades frente às incertezas sobre o futuro da humanidade. Considerando as demandas educacionais de uma realidade global em acelerada transformação, este artigo tem como objetivo analisar as tendências pedagógicas indicadas em classificações realizadas no final do século XX e a emergência na identificação de alternativas convergentes com a realidade do século XXI. A opção pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa possibilitou o acesso a autores como González Velasco (2017), Libâneo (2009, 2010), Morin (1998, 2007, 2015), Nicolescu (1997, 2005, 2014), Pineau (2004, 2005), Queiroz e Moita, (2007), Santos (2009) e Zwierewicz (2017). Além de situar a pedagogia ecossistêmica como possibilidade para uma nova tendência educacional, discute-se sua articulação com o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação.
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