A formação continuada de professores em educação ambiental por meio da Educação a Distância

Autores

  • SUZETE ROSANA DE CASTRO WIZIACK UFMS
  • Ruth Pavan

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v11i0.9550

Resumo

O texto analisa as concepções sobre ambiente e educação ambiental de professores participantes do Programa Escolas Sustentáveis - “Processo de Formação Escolas Sustentáveis e Com Vida”, realizado em várias regiões do Brasil, sob a coordenação do Ministério da Educação em parceria com universidades federais, por meio da educação a distância. São apresentados parte dos resultados alcançados em uma pesquisa qualitativa, apoiada na educação crítica, sobretudo no quefazer como um ato político dos educadores ambientais necessário para o desenvolvimento de uma escola sustentável. Os dados evidenciam uma prática docente voltada para os alunos e para as suas realidades, em consonância com uma educação emancipatória, que visa questões sociais, culturais e políticas. Com os resultados é possível apontar potencialidades presentes nessa formação em EA, não somente no seu alcance face aos recursos tecnológicos e à educação a distância, mas também pela sua contribuição para uma abordagem  crítica de educação e da realidade socioambiental da escola, a despeito das dificuldades em relação à compreensão de  temática complexa e das condições de trabalho docente que não permitem a reflexão aprofundada na escola, nem mesmo o planejamento coletivo das ações escolares.

 

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes