O ESPAÇO DA SALA DE AULA

CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA

Autores

Resumo

O objetivo do texto é discutir as principais contribuições do uso pedagógico da Realidade Aumentada no espaço de sala de aula. Esse espaço reúne várias atividades pedagógicas que trazem a intencionalidade da aprendizagem escolar que, por sua vez, objetiva dar resposta à necessidade de atender ao aluno que busca aprendizagem. A partir de um estudo bibliográfico, constatou-se a pertinência da Realidade Aumentada como instrumento para a aprendizagem significativa dos alunos. Além disso, foi realizada uma prova de conceito na forma de um aplicativo para dispositivo móvel para apresentação de exercícios que relacionam conteúdos de Espaço e Forma, no contexto do ensino de Geometria.

Biografia do Autor

  • Valdivina Alves Ferreira, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB).

    Doutora em Educação (PUC GO), Mestre em Educação pela UFMS; Especialista em Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Ciência da Computação, Administração e Supervisão Escolar; Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela FESURV.  Docente no Programa de Pós-graduação da UCB; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica (GEPPEB), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua nos temas: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa.

  • Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

    Professor Titular da Universidade Católica de Brasília, é Tecnólogo em Computação pelo Instituto Tecnológica da Aeronáutica - ITA (1979), Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (1988) e Doutor em Computação pelo Laboratoire d'Informatique, de Robotique et de Microélectronique de Montpellier - LIRMM/CNRS, França (1992).

  • Hércules Antonio do Prado, Universidade Católica de Brasília

    Professor Adjunto da Universidade Católica de Brasília, é Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1976), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (1989) e Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2001).

  • Gabriel Augusto Silva Santos Coelho, Universidade Católica de Brasília

    Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2018).

  • Leandro Barros Cavalcanti, Universidade Católica de Brasília

    Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2018).

  • Matheus Ribeiro D’Azevedo Lopes, Universidade Católica de Brasília

    Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2018).

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes